Vamos iniciar agora uma nova etapa nesta disciplina onde vamos aprender um pouco sobre Programação.
A programação informática é o processo de escrever, testar e suportar o código fonte de programas informáticos. O código fonte é escrito numa linguagem de programação e pode ser uma alteração de código já existente ou algo completamente novo. O processo de escrever código fonte requer conhecimento em variados temas como o conhecimento da área da aplicação e algoritmos para implementar o comportamento desejado.
A linguagem Assembly
Assembly é uma linguagem de programação. Os programas são escritos em forma de texto: usando um editor de texto criamos o chamado código fonte. Este código fonte é transformado pelo compilador e pelo linker num programa executável.
A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Isto não significa que seja menos importante ou eficiente que uma linguagem chamada de alto nível: são apenas modos diferentes de se programar e níveis diferentes de atuação.
Os componentes da linguagem Assembly
Os componentes da linguagem Assembly são basicamente as instruções para o processador, que podem ser divididos nas seguintes categorias:
* Instruções de registradores
* Instruções de pilha
* Instruções de execução
* Instruções de memória
* Instruções de flag
* Declarações de memória
* Diretivas para o assembler
* Comentários
* Instruções para o sistema operacional (Windows)
Linguagem de alto nível
Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
Sem comentários:
Enviar um comentário