quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tipos de media:

·        Quanto a sua natureza espacio-temporal:

§  Estáticos: Os tipos de media estáticos, discretos ou espaciais, agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos.
                    - Imagem: Grafismos criados em computador ou importados do exterior por scanner, podem substituir ou ajudar a ilustrar as mensagens; torna os interfaces com o utilizador mais agradáveis.
                   - Texto: Sob a forma de fontes tipográficas; fornece grande parte da Informação; algumas palavras podem fornecer comandos de Navegação.


§  Dinâmicos: os tipos de media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.

                          -Áudio - Efeitos sonoros, música, vozes; podem contribuir para um ambiente mais agradável e melhor esclarecimento da mensagem.
                    -Vídeo - Imagens em movimento, em simulação do real (ex: TV e cinema); podem ser a melhor forma de ilustrar certas situações.
                  -Animação - Grafismos (palavras ou imagens) que se movem ou mudam de forma no ecrã; ajudam a tornar os interfaces com o utilizador mais apelativos e esclarecedores.

 Quanto a sua origem: corresponde à forma como estes criados.

Capturados - Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som), através da utilização de hardware específico, como por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.

Sintetizados - Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos (texto, gráficos e animações

Modos de divulgação:
Ø  Online - disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia.
Pode ser efectuada através:
- Da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes;
-A divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação multimédia.

Ø  OFFLINE - A divulgação é efectuada através de suportes de armazenamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário